Solidariedade

Casa Vida precisa de doações para começar o ano

Associação atende de forma gratuita pacientes em tratamento hospitalar e seus familiares

Divulgação -

Desde 2009, a Casa Vida atua como um espaço de acolhimento a pacientes e familiares que passam por tratamentos hospitalares em Pelotas. O auxílio é composto por cinco refeições diárias, atendimentos psicológicos duas vezes por semana, assistência jurídica e oficinas de pintura e crochê. No último mês do ano, a associação sem fins lucrativos centraliza seus esforços em arrecadar alimentos e quantias em dinheiro para os primeiros meses do ano, época em que as doações costumam diminuir.

O espaço recebe pacientes dos municípios próximos a Pelotas, e só nas últimas semanas moradores de cidades como Jaguarão, Santana da Boa Vista, Canguçu e Santa Vitória do Palmar passaram pela Casa. Como é o caso de João Lopes de Oliveira, paciente que realiza procedimento de hemodiálise três vezes por semana em Pelotas e precisa se deslocar mais de 138 quilômetros, já que é morador de Santana da Boa Vista. Com a voz calma, o paciente deposita confiança no trabalho realizado dentro da Casa: “eles não medem esforços pra ajudar a gente”.

Para manter um lar confortável a pacientes e familiares, os funcionários apostam no diálogo e na boa relação dentro do espaço. Daniela de Paula Maciel é cozinheira da Associação e procura dialogar com eles o máximo possível, para que se sintam tranquilizados em relação aos tratamentos. A empatia e os cuidados com o próximo são essenciais para trabalhar no local. Para que ocorram oficinas, a coordenadora-geral, Palmira Jaques, esclarece que são chamados voluntários uma vez por semana e os temas são planejados de acordo com o perfil dos pacientes.

O espaço recebe tanto os pacientes que precisam de hospedagem como os familiares que acompanham pessoas em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da cidade. Os hospitais e as secretarias de saúde das cidades da região sul, quando informados sobre pessoas em situação vulnerável, encaminham os pacientes à Casa Vida, que analisa a situação socioeconômica.

As doações são recebidas na sede, das 8h30min às 17h, na rua General Osório, 883. A coordenadora da Associação salienta que alimentos não perecíveis e materiais de limpeza são o foco principal. Doações monetárias podem ser feitas nas agências do Banrisul, com os seguintes dados: Agência 0918 e Conta Corrente 061966130-7.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Transparência de Pelotas tem pontuação ruim Anterior

Transparência de Pelotas tem pontuação ruim

Programa de Regularização Tarifária do Sanep chega à última semana Próximo

Programa de Regularização Tarifária do Sanep chega à última semana

Deixe seu comentário